segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Carta Pastoral para o ano 2009/2010



Foi já publicada a carta pastoral para o ano de 2009/2010, apresentada pelo nosso Bispo D.António Marto, no dia 28 do corrente mês. Poderá ser consultada no site da diocese (www.leiria-fatima.pt) ou no blog do Secretariado Diocesano da Catequese (catequeseleiria.blogspot.com).

Sob o tema "Ir ao Coração da Igreja - Comunhão e corresponsabilidade na comunidade cristã" tem como lema bíblico uma frase dos Actos dos Apóstolos "Viviam unidos e punham tudo em comum" (2, 44), que caracteriza a primitiva comunidade cristã, e dedica o ano pastoral à "edificação da comunidade cristã, à revitalização do seu tecido interior e das suas estruturas e à (re)organização pastoral que isso exige."

Desafia-nos a tomarmos consciência de que nós, enquanto cristãos, somos membros vivos da Igreja, povo de Deus e a experimentarmos a beleza e a alegria de sermos e nos sentimos Igreja de Jesus.

Apela à constituição ou revitalização de grupos ou movimentos que colaborem nos vários sectores da pastoral da comunidade, "para que o Pastor se dedique ao que lhe é específico", e propõe um novo modelo de acção, uma pastoral integrada e integral, entendendo a Pastoral Integrada como a inserção da actividade pastoral da paróquia numa relação com as paróquias vizinhas (algo que já vinhamos a fazer com a paróquia da Barosa) e a Pastoral Integral pretendendo envolver os "grupos" num projecto pastoral interparoquial comum e partilhado.

A carta termina com uma oração de um santo bispo africano, mártir, São Quodvultdeus da Cartago:

“Concede, Senhor, a todos nós amar a Tua Igreja, a Tua amada.
Faz com que lhe permaneçamos inabalavelmente fiéis
Como a uma mãe amorosa, solícita e benigna,
Para que, com ela e por seu intermédio, possamos ser de casa
Junto de Ti, Deus e Pai nosso. Ámen!”

1.º Aniversário do Blog



Faz hoje um ano que, ao "passear" pelo Google descobri como fazer um blog. Quase analfabeta relativamente ao tema achei que seria interessante criar um blog onde pudessemos divulgar o que se vai fazendo na catequese. E assim nasceu este Blog. Mesmo reconhecendo as suas/minhas limitações, é algo de me orgulho. Aqui fui colocando o resultado de um ano de trabalho e de muita gratificação.

Outro ano está para começar. Ao nível da catequese temos quase tudo preparado, as inscrições estão feitas - este ano com treze "caloirinhos". E só não está tudo pronto para arrancar porque nos faltam catequistas. No final do ano houve desistências, que não é fácil substituir. Esta é, sem dúvida, a parte mais difícil, porque ficamos dependentes da boa-vontade e disponibilidade de outras pessoas, e é uma situação que se repete todos os anos. Acredito que uma vez mais este ano, iremos conseguir...

terça-feira, 11 de agosto de 2009

A Catequese na Festa de Santa Catarina


Neste último fim-de-semana, dias 8 e 9, celebramos a festa anual em honra da nossa Padroeira, Santa Catarina de Alexandria. Pela primeira vez, a Catequese participou nesta festa, enquanto grupo, com um andor preparado por alguns elementos da equiupa de pais e catequistas, e a nossa bandeira. Foi pena o reduzido número de catequizandos, de catequistas e de elementos da Equipa de Pais na Missa e na procissão. Não é fácil mobilizar o "pessoal" durante as férias!