domingo, 31 de janeiro de 2010

Retiro de Preparação para a Festa da Eucaristia








As nossas crianças do 3.º ano reuniram-se na tarde de ontem, dia 30, em Retiro de Preparação para a Festa da Eucaristia, actividade que, uma vez mais foi realizada em conjunto com as crianças da paróquia da Barosa.
Este retiro, que realizamos pelo terceiro ano consecutivo, no Vale do Horto, lugar da nossa freguesia é composto por duas partes. A primeira, no salão da igreja, onde lhes é explicada a Eucaristia, passo a passo, através de uma apresentação com imagens que lhes são familiares, já que foi feita utilizando fotografias tiradas de celebrações feitas na nossa igreja paroquial, seguida de uma apresentação sobre o sacramento da Reconciliação. Este ano, pegando numa proposta apresentada no início do Ano Pastoral, pela Equipa Vicarial da Pastoral Vocacional, falámos-lhe na "Busca ao Tesouro", que começou no dia em que os seus pais pediram para si o Baptismo ou, no dia em que os inscreveram na catequese (já que tinhamos duas crianças que ainda não são baptizadas). Este Tesouro irá ser encontrado no próximo Domingo, no final da Festa da Eucaristia.
A segunda parte do encontro decorreu na igreja com a Festa do Perdão. No final, regressaram ao salão onde partilharam o lanche com os seus pais.


sábado, 16 de janeiro de 2010

Concurso de Coroas do Advento

Como prometi aqui está o resultado da votação durante a nossa Exposição de Coroas do Advento:

Coroas de família:

- 1.º lugar - Luis Almeida, 10.º ano


- 2.º lugar - Luis e João Lopes, 3.º e 8.º anos
- 3.º lugar - Renato Crespo, 6.º ano
Coroas das salas de catequese
- 1.º lugar: A coroa do 1.º ano


Estas foram as mais votadas.

Mas na verdade eram todas muito bonitas. É pena que não tenhamos possibilidade de dar prémios a todos. Esta exposição foi um sucesso!

De todas as campanhas que têm sido propostas pelo Secretariado Diocesano da Catequese, esta foi, sem dúvida, aquela que mais motivou os nossos miúdos e as suas famílias.

Parabéns a todos.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Exposição das Coroas do Advento



Ao apresentarmos às nossas crianças e adolescentes e aos seus pais a Campanha do Advento e Natal ,"Caminho de Luz, Viver o Natal em Família", que passava pela construção de uma Coroa do Advento (e oração) em família, desafiámo-los a que no final da campanha trouxessem as coroas a fim de serem expostas.

Decidimos ainda que na exposição se faria um concurso, onde se votariam as três coroas mais "originais".

O desafio foi aceite e fomos agradavelmente surpreendidos com a chegada de 82 coroas.

Considerando um universo de 156 crianças e adolescentes e que, sendo uma coroa por família e tendo vários miúdos com irmãos na nossa catequese, teremos certamente uma participação que ultrapassa os 100 catequizandos.
A estas coroas, juntaram-se ainda aquelas que foram feitas nas salas de catequese.
Daqui resultou uma exposição magnífica, com um colorido fantástico, que tornou muito difícil definir qual a mais bonita, já que todas o eram.
Porém, foi prometido o concurso e a votação foi feita.
No próximo fim-de-semana divulgarei as três coroas individuais e a coroa de grupo mais votadas.

Festa do Baptismo do Senhor










Celebrou-se hoje a Festa do Baptismo do Senhor. É já tradição na nossa paróquia que, para a celebração eucarística deste dia, sejam convidadas todas as crianças que foram cá baptizadas no ano anterior.




Este ano foram também convidadas as crianças do 3.º ano da catequese.




O catecismo do 3.º ano (que saíu no início do presente ano pastoral) prevê a aquisição de lenços brancos, com a inscrição "Sou de Cristo sou Feliz", que deveriam ser entregues às crianças na última catequese do 1.º período. Como houve atraso na chegada destes lenços que impossibilitou a respectiva entrega na data prevista, o Secretariado Paroquial da Catequese decidiu que os mesmos seriam solenemente entregues na celebração da Festa do Baptismo do Senhor.




Assim, em ambiente de festa e perante a comunidade paroquial, numa cerimónia onde foi evocado o seu próprio baptismo, foi-lhes imposto o lenço pelo Pe. David.




Neste lenço, eles próprios irão escrever os seus nomes e a data dos seu baptismo.























domingo, 3 de janeiro de 2010

Epifania do Senhor


Celebramos hoje a Epifania do Senhor.
Neste dia também dedicado à Infância Missionária, a Catequese Paroquial encerrou a Campanha de Advento e Natal, numa Celebração Eucarística largamente participada pelas crianças e adolescentes da catequese, que solenemente fizeram a entrega dos mealheiros que lhes tinham sido entregues no 3.º Domingo do Advento.
E uma vez mais tivemos o Grupo Coral Infantil a animar toda a celebração. E aí estavam eles, a dar o melhor de si, apesar da pouca experiência que ainda têm.