segunda-feira, 29 de março de 2010

As Cruzes da Campanha da Quaresma


A Campanha da Quaresma proposta este ano para a catequese passava pela utilização de uma cruz, primeiro símbolo colocado no "cantinho de oração" que construímos nas nossas salas.
Esta cruz foi construída pelos catequistas, crianças e adolescentes.
Neste Domingo de Ramos, dia em que o símbolo era um ramo junto à cruz, levámos as nossas
cruzes à celebração da Eucaristia.
E aí estavam elas, todas diferentes, todas muito
bonitas, mas sobretudo símbolo todas elas símbolo da fé que tentamos transmitir aos nossos catequizandos.

Esperamos pela Visita Pascal, para ver como resultou a campanha nas famílias.

segunda-feira, 15 de março de 2010

O Grupo Coral da Catequese

Está prestes a completar seis meses de existência este nosso Grupo Coral Infantil, que passará a chamar-se Grupo Coral da Catequese, uma vez que é composto por vários adolescentes, para além das crianças e é um grupo de "malta" da catequese.
Ontem, dia 14, tiveram uma manhã comprida, já que depois de animarem a celebração da Festa do Pai Nosso, animaram depois uma celebração de Baptismos, para a qual foram "contratados". Apesar de nervosos, penso que correu bem. Afinal a responsabilidade era grande: foi o primeiro contrato!!
Parabéns meninos. Se Deus quiser, com a vossa força de vontade a boa vontade dos vossos pais e a ajuda do Sérgio seremos um GRANDE GRUPO!!



A Festa do Pai Nosso

Dezassete crianças, de mãos dadas à volta do altar, foram convidadas a rezar a Oração que Jesus nos ensinou.
Foi a celebração da Festa do Pai Nosso, com os meninos do 2.º ano de catequese. Uma simples mas bonita celebração, animada pelo Grupo Coral Infantil (Grupo Coral da Catequese), do qual fazem parte 4 destes meninos.
Saliento especialmente a coragem da pequena Anabela, que ao ir ler o texto previsto para a Campanha da Quaresma, acompanhou o "seu" grupo coral, cantando dali do ambão ao microfone. Parabéns Anabela!
Parabéns aos 17, portaram-se lindamente!!


segunda-feira, 8 de março de 2010

Festa do Credo






As crianças do nosso 5.º ano celebraram no passado dia 28 de Fevereiro a sua Festa do Credo.
Foi uma celebração bonita, animada uma vez mais pelo Grupo Coral Infantil.



















Cortejo de Oferendas


A Catequese fez-se representar no Cortejo de Oferendas que se realizou ontem na nossa paróquia.
Apesar da chuva que caíu ao início, algumas crianças e adolescentes não deixaram de comparecer e desfilar, felizes, envergando as t-shirts do grupo e transportando cestos com bolos, feitos por uma das catequistas.
Pela banca ficaram responsáveis a Jéssica e a Eunice, que conseguiram vender praticamente tudo o que levámos.
O tempo acabou por melhorar e até correu bastante bem.

Retiro Popular



Está a decorrer o Retiro Popular, a cargo do Grupo de Catequese, às Quartas-feiras, pelas 21H00, na Sala Magnificat (Azoia). Têm sido encontros muito agradáveis de oração, meditação e partilha. Apareçam.

Quem não puder neste dia, poderá sempre optar pelo Grupo da CSVP às Segundas-feiras à mesma hora e na mesma sala.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Encontro Vicarial dos Adolescentes do 10.º Ano


Decorreu no Sábado, dia 27, na paróquia das Cortes,o Encontro Vicarial dos Adolescentes do 10.º Ano onde estiveram presentes nove dos dez adolescentes do nosso grupo daquele ano.

Sob o tema "Os Dons e os Símbolos de Espírito Santo e do Crisma", para este encontro foi preparado um pedipaper que deveria ter sido feito entre as Cortes e a Senhora do Monte. A chuva e o vento forte que se fizeram sentir impediram que se fizesse desse modo, originando que os trabalhos decorressem nas salas de catequese das Cortes.

Os cerca de 114 adolescentes presentes foram divididos em grupos a quem foram entregues 1 Dom e 1 Símbolo, que trabalharam e, depois do almoço compartilhado, apresentaram aos colegas.
Dentro das limitações com que nos confrontámos até correu bem e os jovens empenharam-se na apresentação dos seu trabalhos.
O encontro terminou com uma celebração na Igreja Paroquial.