segunda-feira, 26 de setembro de 2011

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Tomada de posse do Padre David

A nossa catequese esteve representada na tomada de posse do Padre David nas paróquias de Ribeira do Fárrio, Formigais e Rio de Couros, que decorreu este fim de semana.
Quero agradecer aos pais dos muitos miúdos que, no Sábado responderam ao convite, disponibiulizando-se a participar e a ceder transporte, acompanhando-nos .
Quero ainda dirigir um especial agradecimento à CASA (Centro de Apoio Social da Azoia), que, no mesmo dia,  uma vez mais nos cedeu uma carrinha da instituição, para o transporte das nossas crianças e adolescentes.




segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Na hora da despedida

A nossa paróquia despediu-se ontem do Padre David Barreirinhas, que partilhou a "nossa vida e a nossa história" durante quase 10 anos.
Surpreendeu-me quando, há pouco mais de quatro anos me convidou para coordenar a catequese paroquial, já que na altura eu era uma das catequistas com menos experiência. Estando eu, nessa altura a passar por uma fase difícil, aceitei com prazer essa tarefa, passando a fazer parte do plano de reestruturação da paróquia. E desde esse momento foi muito o trabalho feito, com um dinamismo e um entusiasmo contagiantes. Com o Padre David aprendi muito, cresci enquanto pessoa e sobretudo cresci na fé.
Agora, na hora da despedida quero agradecer ao Padre David o apoio e a confiança que sempre senti e que permitiram que a nossa catequese fosse o que hoje é: mais organizada, melhor equipada, mais rica.
É com tristeza que nos despedimos. Parte o pároco mas ficará para sempre o amigo e é ao amigo que a nossa catequese deseja toda a força e coragem para enfrentar o desafio que são as três paróquias que o esperam, desejando que consiga realizar com sucesso tudo o que fez por aqui, com a certeza que ajudaremos o seu sucessor, Padre Jorge Oliveira, a dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser feito.
Obrigado por tudo Padre David.
Até sempre!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Carta Pastoral

Está já disponível no site da nossa diocese  a carta pastoral de D. António Marto, para o ano 2011/2012.
Com o título "Testemunhas de Cristo no mundo", propõe-nos três objectivos:
- despertar nos cristãos a consciência da sua missão no mundo em ordem à evangelização e humanização das realidades temporais;
- promover uma espiritualidade e uma formação do compromisso cristão na sociedade;
- desenvolver o apostolado laical, pessoal e associado, nos diferentes âmbitos da vida.

Como lema bíblico escolheu uma frase de Jesus extraída do sermão das Bem-Aventuranças: "Brilhe a vossa luz diante do homens" (Mt 5,16) e como símbolo a "Luz de Cristo".
No modo claro e acessível a que já nos habituou, D.António fala-nos no papel que os cristãos devem ter, como "sal da terra e luz do mundo" no mundo de hoje e desafia-nos a ser "testemunho da santidade de vida quotidiana", numa sociedade onde impera um "laicismo agressivo" e onde para além da crise económica em que vivemos se verifica "uma outra mais funda e profunda que é da ordem dos valores e de défice de espiritualidade".
É, uma vez mais, uma carta que vale a pena ler e que nos propõe meditar três passagens do Novo Testamento: no Evangelho de S. Mateus 5,16 (donde foi retirado o lema bíblico), no Evangelho de S.Lucas 16, 19-20 (parábola do rico e de Lázaro) e nos Actos dos Apóstolos 17, 23 (discurso de S.Paulo no areópago).