segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Feliz 2013


A Catequese Paroquial da Azoia deseja a todos os que por aqui passam um novo ano cheio de Paz, Amor, Esperança, Saúde e muita Fé.

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Dia de Natal


Concluímos hoje a Campanha do Advento e Natal proposta pelo Secretariado Diocesano da Catequese "Acolher o Amor - A fé vivida como Experiência de um amor recebido".
Proposta para se viver o tempo do Advento e Natal em família, que nós adaptámos para viver também em comunidade, enquanto família cristã que devemos tentar ser.
Ao longo dos quatro domingos do Advento, fomos construindo o presépio, com imagens que nós próprios pintámos, enquanto ia-mos acendendo as velas da coroa, onde colámos as palavras propostas, terminando hoje, Dia de Natal, com a colocação do Menino Jesus, o anjo, o pastor e as ovelhas.  
A todos os miúdos foi entregue o folheto da campanha, para que a pudessem viver em família, já que, nos últimos anos estas campanhas são especialmente concebidas para a família. Não sabemos se o fizeram, mas esperamos que sim. É importante que os nossos catequizandos se apercebam que a fé não deve ser vivida apenas "na missa e na horinha de catequese que têm, uma vez por semana". Mais importante ainda deve ser o terem em conta que o Natal é muito mais do que juntar a família e receber prendas. Que seja para todos a festa do Menino Deus, que vem até nós, na humildade de uma gruta, a humildade com que também nós devemos viver a nossa Fé!

A catequese na "Missa do Galo"

Para a Missa do Galo, este ano celebrada na Barosa (dentro do esquema habitual de alternância entre as duas paróquias - ver em paroquiadaazoia.blogspot.com), a Direcção da Catequese da paróquia anfitriã preparou uma bela encenação do nascimento do Menino Jesus, para a qual fez questão de convidar a catequese da Azoia. É também com este espírito de colaboração que se vive o Natal!

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Festa de Natal

 Uma vez mais, encerrámos o 1.º trimestre de catequese com a Festa de Natal. Toda a comunidade foi convidada e foi perante a "casa cheia" que as nossas crianças e adolescentes representaram, dançaram, cantaram e encantaram, sob a brilhante apresentação das nossas "apresentadoras residentes" que este ano se excederam, acrescentando um brilho especial a uma festa já por si brilhante.
Terminou com o almoço convívio a cargo dos membros da Conferência de São Vicente de Paulo, que nos últimos anos têm dado o seu melhor para assegurar o êxito do que é a Festa Paroquial de Natal.  











terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Jantar de Catequistas e Equipa de Pais da Catequese

 Jantar de Natal dos catequistas e equipas de pais da catequese, das paróquias da Azoia e Barosa.
Agradável momento de convívio entre um grupo de pessoas que se esforça para o bem da catequese de ambas as paróquias, a que não faltou a tradicional troca de prendas.

Encontros de Pais

Imagem da internet
 
 
No passado dia 7 demos início aos Encontros de Pais, uma iniciativa que visa promover momentos de oração, reflexão, partilha de experiências e preocupações e convívio entre os catequistas e os pais dos catequizandos, mas aberto a todos, independentemente do facto de terem ou não filhos na catequese.
Vamos tentar fazer estes Encontros à sexta-feira, de quinze em quinze dias.
O primeiro encontro correu muito bem, mesmo que a participação não tivesse sido muito grande, quem esteve presente gostou dos momentos que ali vivemos.
Esperemos que assim continue. Da nossa parte esforçar-nos-emos para que estes encontros sejam um sucesso e atinjam os objectivos que nos propusemos.