
Refere D. António Marto, na carta que escreveu aos padres da diocese: “o Ano Sacerdotal pretende levar as comunidades cristãs a tomar consciência do ministério dos padres como um dom de Deus essencial para a vida e a missão da Igreja, portanto, das próprias comunidades. É que hoje vivemos numa cultura onde se mede tudo pelo funcional. E entre o povo cristão também se infiltrou esta visão deformada e redutora acerca do padre como funcionário duma instituição religiosa, um prestador de serviços de que se tem necessidade algumas horas na vida. Assim perde-se a dimensão sobrenatural do sacerdócio de Cristo e dos padres para o povo de Deus e a humanidade. Hoje como ontem, os padres são um dom inestimável e necessário para a beleza e a saúde espirituais da Igreja e do mundo.”
E é neste sentido que a Catequese da nossa paróquia decidiu homenagear o nosso pároco, neste ano que lhe é especialmente dedicado oferecendo-lhe, não uma prenda, mas um símbolo do que é o seu ministério.

A Estola que trazemos, não é um ornamento: é a veste litúrgica característica do ministério do sacerdote, é o distintivo sacerdotal. Não teve sempre a forma que hoje conhecemos. Passou por muitas adaptações, desde seu primeiro uso por Jesus Cristo no Lava-pés. Conforme o original grego da Escritura, no Lava-pés, Jesus usou uma Toalha. Não por acaso. Mas porque simbolizava a entrega de Jesus pelo povo de Deus. Ele quis fazer do Lava-pés o símbolo do seu serviço à humanidade. Nos primeiros tempos, a estola cobria a frente e as costas do padre, para lembrar não só a veste de Jesus, mas, principalmente para recordar o serviço de Cristo. Depois foi ficando mais estreita até chegar ao modelo de hoje, sem perder o seu significado. Como escreveu S.Mateus, “Usar estola significa tomar sobre si o jugo de Cristo”
Desta forma e como o fez D. António Marto, desejamos ao Pe. David que no seu rosto brilhe a alegria de ser padre e que ao longo deste ano se intensifique e consolide a vocação que decidiu abraçar, no serviço a Deus e à Igreja.
Da nossa parte fica a certeza que estaremos por cá para colaborar.