segunda-feira, 28 de setembro de 2009

A Catequese assinala o Ano Sacerdotal



A Catequese decidiu assinalar a Ano Sacerdotal na celebração de abertura do Ano Pastoral, com uma pequena homenagem ao nosso pároco, Pe. David Barreirinhas, através da oferta daquele que é o símbolo do seu ministério: a Estola.


E foi com a leitura do seguinte texto que lhe fizemos a entrega deste símbolo:


No dia 19 de Junho do corrente ano, por ocasião do 150.º aniversário do nascimento de João Maria Vianney, o Santo Patrono de todos os párocos do mundo, foi oficialmente proclamado pelo Papa Bento XVI um Ano Sacerdotal. “Tal ano, que pretende contribuir para fomentar o empenho de renovação interior de todos os sacerdotes para um seu testemunho evangélico mais vigoroso e incisivo, terminará a 19 de Junho de 2010. «O sacerdócio é o amor do Coração de Jesus»: costumava dizer o Santo Cura d’Ars. Esta tocante afirmação permite-nos, antes de mais nada, evocar com ternura e gratidão o dom imenso que são os sacerdotes não só para a Igreja mas também para a própria humanidade. A expressão utilizada pelo Santo Cura d’Ars evoca também o Coração trespassado de Cristo com a coroa de espinhos que O envolve. E isto leva o pensamento a deter-se nas inumeráveis situações de sofrimento em que se encontram imersos muitos sacerdotes, ou porque participantes da experiência humana da dor na multiplicidade das suas manifestações, ou porque incompreendidos pelos próprios destinatários do seu ministério.” (Bento XVI)
Refere D. António Marto, na carta que escreveu aos padres da diocese: “o Ano Sacerdotal pretende levar as comunidades cristãs a tomar consciência do ministério dos padres como um dom de Deus essencial para a vida e a missão da Igreja, portanto, das próprias comunidades. É que hoje vivemos numa cultura onde se mede tudo pelo funcional. E entre o povo cristão também se infiltrou esta visão deformada e redutora acerca do padre como funcionário duma instituição religiosa, um prestador de serviços de que se tem necessidade algumas horas na vida. Assim perde-se a dimensão sobrenatural do sacerdócio de Cristo e dos padres para o povo de Deus e a humanidade. Hoje como ontem, os padres são um dom inestimável e necessário para a beleza e a saúde espirituais da Igreja e do mundo.”
E é neste sentido que a Catequese da nossa paróquia decidiu homenagear o nosso pároco, neste ano que lhe é especialmente dedicado oferecendo-lhe, não uma prenda, mas um símbolo do que é o seu ministério.
A Estola que trazemos, não é um ornamento: é a veste litúrgica característica do ministério do sacerdote, é o distintivo sacerdotal. Não teve sempre a forma que hoje conhecemos. Passou por muitas adaptações, desde seu primeiro uso por Jesus Cristo no Lava-pés. Conforme o original grego da Escritura, no Lava-pés, Jesus usou uma Toalha. Não por acaso. Mas porque simbolizava a entrega de Jesus pelo povo de Deus. Ele quis fazer do Lava-pés o símbolo do seu serviço à humanidade. Nos primeiros tempos, a estola cobria a frente e as costas do padre, para lembrar não só a veste de Jesus, mas, principalmente para recordar o serviço de Cristo. Depois foi ficando mais estreita até chegar ao modelo de hoje, sem perder o seu significado. Como escreveu S.Mateus, “Usar estola significa tomar sobre si o jugo de Cristo”

Desta forma e como o fez D. António Marto, desejamos ao Pe. David que no seu rosto brilhe a alegria de ser padre e que ao longo deste ano se intensifique e consolide a vocação que decidiu abraçar, no serviço a Deus e à Igreja.
Da nossa parte fica a certeza que estaremos por cá para colaborar.







Sem comentários: