terça-feira, 22 de junho de 2010

Encerramento do Ano Pastoral

Na celebração do Encerramento do Ano Pastoral, a Catequese quis assinalar o encerramento do Ano Sacerdotal homenageando o nosso pároco, agradecendo-lhe não só o trabalho que tem feito na (e pela) nossa paróquia, mas também o facto de ter oferecido a sua vida para "servir os homens por amor a Deus".


ENCERRAMENTO DO ANO SACERDOTAL
Terminou oficialmente ontem, dia 19, o Ano Sacerdotal, proclamado há um ano pelo Papa Bento XVI. Não foi particularmente sentido ou vivido na nossa paróquia, no entanto, por todo o mundo, muito se pediu e rezou pelos sacerdotes e pelas vocações sacerdotais.
Há alguns meses atrás, na abertura solene do Ano Pastoral que agora terminamos, dedicado na nossa diocese, à Igreja/Comunidade, a Catequese fez questão de mencionar o Ano Sacerdotal, não apenas pela importância que achámos que teria para os sacerdotes, mas pelo que deveria significar para nós enquanto comunidade cristã.
Citámos então, D. António Marto: : “o Ano Sacerdotal pretende levar as comunidades cristãs a tomar consciência do ministério dos padres como um dom de Deus essencial para a vida e a missão da Igreja, portanto, das próprias comunidades…”.
E é esta consciência que queremos relembrar. Enquanto comunidade cristã, devemos sentir-nos felizes e agradecer o facto de ainda podermos contar com um pároco, mesmo partilhando-o com outra paróquia, realidade que não acontece já, em muitas paróquias no nosso país.
Neste sentido, ao terminar o Ano Sacerdotal, queremos agradecer ao Pe. David o trabalho que tem feito na nossa comunidade, desejando que o continue a fazer por muito tempo ainda. Mas mais do que isso, queremos e devemos agradecer-lhe o facto de ter dedicado a sua vida “AO SERVIÇO DOS HOMENS, POR AMOR A DEUS”.
Não pretendemos que seja uma prenda e tão pouco é um símbolo. São apenas retalhos impressos da sua própria vida, uma vida que há cerca de nove anos partilha connosco.
Para esta homenagem contámos com a ajuda dos seus pais e irmã Alda, a quem agradecemos, pois sem a sua colaboração teria sido impossível fazê-lo. Agradeço ainda a ajuda do Ivo Dimas e da Tânia Marques. Sem estes o trabalho até podia ser feito, mas, como diz o anúncio, não seria a mesma coisa.
Terminando, desejamos ao Pe. David que a sua fé e a sua vontade de servir se mantenham sempre vivas e que, connosco ou onde quer que esteja, seja sempre feliz no exercício da vocação que abraçou.
Bem haja

O Grupo de Catequistas e a Equipa de Pais da Catequese



2 comentários:

maybe disse...

I'm appreciate your writing style.Please keep on working hard.^^

Silvia disse...

esta cada vez melhor a medida que oa anos vao passando isto vai melhorando continua que nos vamos ajudando na medida do possivel