sábado, 12 de março de 2011

Encontro Diocesano de Adolescentes - ENDIAD

Depois de vários meses de preparação, decorreu hoje, na Batalha, o Encontro Diocesano de Catequistas - ENDIAD, que reuniu cerca de 1700 adolescentes do 7.º ao 10.º anos de catequese da nossa diocese.
Tendo como imaginário a Parábola do Bom Samaritano e como lema "Coração que vê (dentro do tema do presente ano pastoral), o Encontro teve início com a Celebração da Eucaristia, presidida pelo nosso Bispo, D.António Marto, acompanhado de 14 párocos da diocese. Da sua homilia, curta e muito interessante, destaco a analogia que fez entre ENDIAD e "Em Dia D - dia do coração que vê ".
De seguida, deu-se início aos jogos. Divididos grupos previamente inscritos, partiram à "Conquista de Valores", 10 jogos onde conquistaram outros tantos valores: Confiança, Doação, Caridade, Alegria, Atenção, Acolhimento, Partilha, Humildade, Disponibilidade e Compaixão.
Depois do almoço volante, partiram para o Caminho do Samaritano, o jogo da tarde. Nesta viagem, tiveram de passar por seis aldeias: Arrancar, Olhar, Optar, Apoiar, transpor e Envolver, onde, depois de fazerem os jogos ali propostos, aplicaram os valores conquistados de manhã, segundo o critério que entenderam mais adequado, que justificaram depois, por escrito, no Diário de Bordo.
Terminaram a viagem na Estalagem do Bom Samaritano, onde lhes foi entregue um outro conjunto dos mesmos 10 valores que reaplicaram, tendo assim oportunidade de corrigir alguma aplicação que pudessem ter feito antes e que reconhecessem não ter sido a mais correcta. A intenção desta parte do jogo foi mostrar-lhes que por vezes a vida dá-nos uma segunda oportunidade de corrigir algumas das nossas atitudes.
No final todos entregaram as suas malas de viagem, malas que tinham feito nas respectivas paróquias, e onde colocaram uma folha de partilha com os seus dados e das paróquias, e todos os documentos relativos aos jogos.
O Encontro terminou com animação musical, teatro, bailado e a partilha das malas de viagem.
Da nossa paróquia participaram 34 dos nossos adolescentes, que estiveram muito bem.





















1 comentário:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.