segunda-feira, 21 de setembro de 2009

De volta a Vila Cova à Coelheira



Neste último fim-de-semana (19 e 20) repetimos e experiência iniciada no ano passado e voltámos a Vila Cova à Coelheira, uma simpática aldeia perto de Seia, onde realizámos o Retiro Pós-Crisma. E uma vez mais foi um sucesso.

Participaram onze adolescentes da Azoia, a que se juntaram quatro da Barosa, dentro do espírito de cooperação já habitual entre estas duas paróquias, acompanhados de seis adultos, entre os quais se contava o Pe. David Barreirinhas, e como convidada, uma adolescente que participou nesta actividade no ano passado. Viveram um fim-se semana diferente, onde reinou a boa disposição e o companheirismo.

No Sábado, depois de uma manhã de lazer e descontracção na Praia Fluvial junto ao Rio Alva onde almoçámos, seguiu-se um peddy paper pelas ruas da aldeia. À noite participámos na missa, celebrada pelo pároco local, o Pe. Hugo e concelebrada pelo Pe. David (acolitaram o André e a Carla acompanhados de dois outros miúdos ). As leituras ficaram a cargo dos nossos jovens. No final da celebração, o Pe. Hugo pediu que os jovens subissem ao altar, pedindo para eles uma salva de palmas. Foi simpático. Mais tarde, já depois do jantar, fomos à ermida de N.Sra da Saúde, em Valezim, uma povoação vizinha, onde, no silêncio da noite (quebrado por uns "caramelos" que se lembraram de ir para ali testar uma bicicleta com motor) fizemos uma vigília.

Na manhã de Domingo fomos à Serra da Estrela, onde o Pe. David apresentou aos adolescentes da Azoia o desafio de virem a integrar o Grupo de Jovens (formado no ano anterior como resultado deste mesmo retiro) e aos da Barosa de formarem um grupo, que ali ainda não existe. Para tal propôs-lhes que pensassem e apresentassem propostas de actividades a ser realizadas ao longo do ano.

Mais tarde, no regresso, parámos num parque de merendas, onde as propostas que pensaram de manhã foram discutidas. E havia ali ideias com pernas para andar.

As componentes lúdica, espíritual e de interacção pessoal propostas neste retiro foram um sucesso.

Não posso, no entanto, deixar de referir, que este sucesso só aconteceu porque contámos com a colaboração (uma vez mais) do Centro de Apoio Social da Azoia (CASA) que, gratuitamente nos cedeu uma carrinha. À Isabel Carreira que nos emprestou outra carrinha, ao Carlos Carreira e esposa, Isabel Petronilho Carreira que nos acompanharam, ele como condutor de uma das carrinhas, ao Sr. José Guerra, presidente da Junta de Freguesia de Vila Cova que providenciou junto do Centro de Dia local para que nos fossem fornecidas as refeições. Sem a colaboração destas pessoas o retiro não se teria realizado.

Agradeço também o modo simpático e hospitaleiro com que os moradores de Vila Cova nos receberam, nos fizeram sentir bem-vindos e com vontade de lá voltar; aliás, despediram-se de nós com um "até para o ano" . Esperamos que sim...

Eis um dos momentos de boa disposição:

5 comentários:

Patrícia Carreira disse...

Este video dá um toque ao blog perfeito! Ahaha
Foi um OTIMO fim-de-semana :)
Espero que seja para repetir, mas no verao (porque temos piscina :D)

A CATEQUESE DA AZOIA É A MÁIÓR!

Idalina disse...

É verdade, a Catequese da Azoia é a maior - nãos gasparias de continuar a fazer parte????
Eh Eh

Idalina disse...

Ups!! tanta letra a mais. Queria dizer "não gostarias".

Tânia Marques disse...

AHAHAHAHAHAHAHAHAH!
MELHOR VÍDEO DO MUNDO! que riiiiculas que nós somos :p

isto é para repetir, ãh?

Unknown disse...

Olá, eu Sou a Ketini, moro em Jlle- Santa Catarina- Brasil. Estava procurando algo sobre Pós-Crisma quando achei esse site, então nós da Paróquia Senhor Bom Jesus do Aventureiro, queremos fundar um Pós-Crisma, mais não temos noção nenhuma de como seja, se vocês pudessem nos ajudar, dar dicas de como fazer, como animar, estariamos muito agradecidos, Fiquem Com a Paz do Senhor, Muito Obrigada, BEijos! Espero contato pelo email ketini_kety@hotmail.com,