domingo, 14 de fevereiro de 2010

38.º Encontro Interdiocesano de Catequistas - Zona Centro

Sob o tema "Catecumenado", decorreu este fim-de-semana o 38.º Encontro Interdiocesano de Catequistas da Zona Centro, com a participação de cerca de 74 catequistas das dioceses de Leiria-Fátima, Lisboa, Portalegre-Castelo Branco, Santarém e Setúbal, este ano também com a participação de alguns catequistas da diocese de Coimbra.
Assim, na manhã de Sábado foi apresentado "O Catecumenado na Igreja Nascente", pelos Padres Dr. Paulo Malícia (Secretariado Diocesano de Lisboa) e Dr. José Henrique (S.D. de Leiria-Fátima).
De tarde, o Pe. Doutor Carlos Cabecinhas (da diocese de Leiria-Fátima) apresentou "O RICA - Ritual de Iniciação Cristã de Adultos" e "Iniciação Cristã das Crianças em Idade de Catequese".
Hoje, Domingo, de manhã, a Dra. Maria Luísa Boléu apresentou "Inspiração Catecumenal do Actual Itinerário Catequético" e de tarde, a paróquia de Atouguia da Baleia apresentou a Experiência de Catecumenado com Crianças, que, nessa paróquia, conta já com cinco anos com bons resultados - não contesto a experiência, mas tenho grandes reservas quanto à sua aplicabilidade na nossa paróquia.
Foi, como os outros em que já participei, um excelente encontro, pelo muito que se aprende (e neste em particular porque sabia muito pouco do tema), pelo reencontro com pessoas que fui conhecendo, pela habitual partilha de experiências.
Destaco ainda a brilhante homilia da Eucaristia Dominical, pelo Pe. Paulo Malícia, que levou lágrimas aos olhos de várias pessoas (também a mim!).
Para o ano haverá mais...











Sem comentários: