quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Quarta-feira de Cinzas - Início da Quaresma

"Na Quarta-feira de Cinzas, nós, os cristãos entramos em Quaresma. É um tempo de interioridade de 40 dias que prepara a festa da Páscoa, a celebrar de coração purificado e renovado.
Reveste a forma de um retiro, pessoal e comunitário, de um itinerário espiritual para pôr ordem na confusão, para estabelecer relações transparentes, justas e fraternas, para saborear o repouso e o silêncio meditativos afinando os critérios de vida pelo Evangelho. Numa palavra, para experimentar a existência autêntica que nos dá a felicidade.
Assim entendida, a Quaresma adquire a tonalidade de uma verdadeira ecologia do espírito. Como diz o Santo Padre Bento XVI: “ Tal como existe uma poluição atmosférica que envenena o ambiente e os seres vivos, assim existe uma poluição do coração e do espírito que mortifica e envenena a existência espiritual”. Nós e o nosso mundo temos necessidade de uma ecologia espiritual para regenerar as nossas energias espirituais e morais.
Para isso, a pedagogia da Quaresma sugere-nos três exercícios espirituais clássicos: a oração, como escuta de Deus; o jejum, como sobriedade de vida e de consumo; e a esmola, como partilha fraterna. São três palavras-atitudes a gravar no nosso coração, como verdadeiro caminho para uma ecologia espiritual que nos permita respirar o ar puro do espírito, que é o amor na verdade, e crescer na abertura a Deus e aos outros..." (da Mensagem Quaresmal do Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto).



Uma vez mais, o Grupo da Catequese irá fazer o "Retiro Popular", proposto pelo nosso Bispo para esta Quaresma, este ano sob o tema Viver em Comunhão na Igreja.
Destinado a catequistas, equipa de pais, catequizandos e seus pais (outros grupos irão igualmente fazê-lo), estão, no entanto, todos convidados a seguir connosco este "itinerário espititual"

Sem comentários: