domingo, 23 de junho de 2013

Final do ano pastoral - avaliação

Em final de mais um ano pastoral, olhando para trás, não posso deixar de me sentir satisfeita: no que à catequese diz respeito, foi um excelente ano, na minha opinião!
Foi um ano intenso, com várias actividades marcantes neste que foi o Ano da Fé. Relembro a Semana da Bíblia que, apesar da pouca adesão da comunidade, foi muito bem organizada e enriquecedora para quem participou; a visita pastoral do nosso bispo com a Festa do Acolhimento e os encontros com as crianças e adolescentes da catequese; a peregrinação a Santiago onde vivemos momentos únicos de camaradagem e de oração; os Encontros de Pais que mesmo não sendo muito participados, foram excelentes momentos de oração, meditação, partilha e convívio; o Retiro Popular, dinamizado pela Catequese;  a actividade da catequese na Festa Diocesana da Fé, "Na Pegada da Fé", em cuja organização a nossa paróquia esteve envolvida e que foi talvez o ponto alto do ano, pelo envolvimento que conseguimos da parte dos catequistas, da equipa de pais e do grande grupo de pais que se disponibilizou para ajudar.
Foram muitos os momentos em que soubemos ser um GRUPO e que provámos que juntos podemos fazer tudo o que quisermos.
E deu frutos?
Quero acreditar que sim! O facto de ao terminaarmos o ano já termos o grupo completo para o próximo ano, é disso prova.
Melhorou o modo como fazemos catequese? Também penso que sim.
Ficámos subitamente sem ensaiador do Grupo Coral da Catequese, numa tentativa (vã) de que a catequese resolvesse problemas a que era alheia: se a dois dias de uma missa onde iriam cantar ficassem sem o organista, a responsável [eu] teria de fazer com que fossem satisfeitas as pretensões daquele perante a paróquia. Não o fiz e resolvemos a situação contratando a Regina, que tem feito maravilhas com o grupo, com quem criou de imediato um empatia fantástica. Ganhámos com a troca, por isso agradeço a quem nos quis tramar.  
Em todos os momentos, em todas as actividades tivemos o apoio e a colaboração do Pe. Jorge. É por isso com pena que recebemos a notícia de que nos ia abandonar. É a única núvem negra num ano que correu bem.

Sem comentários: